segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Reforço do fundo documental


Por gentileza da Porto Editora, a biblioteca da escola-sede do agrupamento viu o seu fundo documental reforçado com livros que vêm enriquecer a colecção, sobretudo no domínio da Linguística, da Filosofia e das Ciências Exactas. O material fornecido consta de:
a) uma edição completa (em 14 volumes) da "Colecção Linguística", composta por estudos na área da gramática que vêm ao encontro das questões colocadas pela utilização da TLEBS, mas que englobam outros domínios, como o da linguagem publicitária, dos distúrbios da linguagem e da linguística comparativa;
b) vários exemplares da "Colecção História e Filosofia da Ciência" e da "Colecção Ciência e Iluminismo";
c) 3 títulos da "Colecção Biblioteca Científica": Núcleo, uma viagem ao coração da matéria; Potências de dez; Matemática: a ciência dos padrões.
Boas leituras e investigações.

Prémios e concursos promovidos pelo Ministério da Educação


Neste início de ano multiplicam-se as iniciativas que visam premiar escolas, alunos e professores pelo seu trabalho e pelos produtos dele decorrentes. A Biblioteca tem tentado dar visibilidade aos que parecem mais interessantes ou associados aos seus objectivos imediatos.
Hoje é a vez de dois novos projectos, dirigidos a públicos diferentes O primeiro deles é a iniciativa "Conta-nos uma história", dirigida aos jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo. O projecto é apoiado pelo Ministério, mas tem uma página própria onde estão explicados os procedimentos necessários para participar.
A segunda sugestão é dirigida aos alunos do Ensino Secundário. Trata-se de uma iniciativa que visa recolher e premiar pequenos trabalhos de investigação sobre o ADN, cujo dia mundial se celebra a 25 de Abril. Está aqui a ligação que lhe permite saber mais sobre esta iniciativa. Os prémios a atribuir aos melhores trabalhos são aliciantes, quer para os alunos, quer para os professores e as escolas.
Divulgue e participe.

http://www.crie.min-edu.pt/index.php?action=view&id=485&date_id=561&module=calendarmodule§ion=9

http://www.min-edu.pt/np3/4544.html