segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BE com novos livros


Alguém é capaz de completar o velhíssimo adágio árabe que diz que “Para se ser Homem é necessário plantar um árvore, ter um filho e escrever...”?

Pois é, também para se ser biblioteca é preciso ter livros e muitos.

A nossa, acaba de se enriquecer com mais 10 títulos novinhos em folha: trata-se de um conjunto de livros que vão “Harry Potter e os talismãs da morte”, um livro recomendado pelo plano nacional de leitura, passando por títulos como “Miss Jean Brodie na flor da idade” de Murel Spark , “ O sorriso das estrelas” de N. Sparks, “Sem destino” do húngaro Imre kertèsz.

A não perder é ainda “O meu nome é vermelho” do Prémio Nobel 2006, Oram Pamuk ou “Filosofia para um jovem” do espanhol Javier Sádaba. Trata-se de um livro escrito com clareza e simplicidade que despertará em jovens e menos jovens o gosto pelo admirável mundo da Filosofia.

Por fim destacamos ainda quatro títulos da escritora estado-unidense Torey Hayden.

Torey Hayden nasceu em 1951 em Livingston, Montana, nos Estados Unidos. Apesar de ter uma formação académica diversificada, dedicou grande parte da sua vida ao ensino especial e à escrita. Os seus livros, inspirados nas crianças e adultos que conheceu no decurso da sua actividade profissional, são bestsellers traduzidos para cerca de 30 línguas.

Aqui fica um breve resumo (sinopse) dos títulos agora disponíveis na nossa biblioteca:

A criança que não queria falar - É a história verídica da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada.
Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria.

Os Filhos do Afecto – Trata-se da saga de quatro meninos que sofrem desequilíbrios emocionais e que Hayden ajudou a ultrapassar e a transformar numa família coesa através da entreajuda e da partilha de experiências. As crianças foram entregues a esta profssora porque mais ninguém queria lidar com a sua diferença. O grupo era composto por um rapaz autista que repetia as palavras das outras pessoas e nada mais dizia, uma menina de sete anos com danos cerebrais provocados por maus tratos familiares, um menino de dez anos traumatizado por ter visto a madrasta matar o pai e uma rapariga de doze anos que foi expulsa de uma escola católica quando ficou grávida.
Com a ajuda da professora Torey Hayden, estas crianças conheceram o poder do amor e encontraram uma estrutura sólida sobre a qual se puderam desenvolver saudavelmente.

Uma criança em perigo – Este livro relata a história de Jadie, uma criança que se julga e se comporta como um fantasma, fechada no seu mundo de sombras.
Torey, caldeada pela sua inesgotável experiência em lidar com crianças problemáticas, não ficou todavia insensível aos enormes sofrimentos passados por aquela criança e, à medida que lhe conquista a confiança, consegue torná-la um ser mais seguro. Todavia, Torrey precisará de grande dedicação e coragem para libertar Jadie de tudo o que atormentou a sua tenebrosa infância.

"A menina que nunca chorava" Esta obra data de 1980 e é a continuação do livro ”A criança que não queria falar”.
Neste segundo volume, encontramos Sheila já com treze anos e a professora que a ajudou na altura a lidar com o seu bloqueio. Inicialmente a adolescente mal se recorda da professora mas lentamente as memórias vêm à superfície reavivando sentimentos hostis como o abandono, insegurança e experiências traumáticas. Apesar de ser um relato com contornos negros, traz-nos surpreendentemente uma versão vencedora de coragem e perseverança. Inicialmente a autora não quis escrever a sequela, mas contrariamente às expectativas e num tributo a Sheila publicou a continuação de uma história de vida comovente.

Aqui ficam mais dez bons motivos para visitar a BE da Secundária.