terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Biblioteca escolar: trabalhos de pesquisa - um aviso sério

Aquilo que há muito se diz nas escolas sobre a (quase nula) qualidade das aprendizagens efectuadas pelos alunos através de trabalhos de pesquisa conheceu agora uma comprovação através de um estudo prático. Aí se prova que a grande maioria dos trabalhos escolares é feita através do já académico método de copy-paste, o que mostra que os alunos não distinguem pesquisa de plágio e que, infelizmente, essas práticas estão enraizadas, sendo aceites pelos pais e por muitos professores. É urgente combater esta forma de (não)trabalhar, promovendo a verdadeira pesquisa de conhecimento e a sua efectiva aquisição. O recurso a guiões de pesquisa e a fichas de recolha, selecção e organização da informação (como os que a Biblioteca Escolar disponibiliza e, infelizmente, quase ninguém usa nem estimula os alunos a usar...) é essencial para que novos hábitos se criem, mas tal só será possível se pais e professores estabelecerem novos patamares de exigência neste domínio. Quando sabemos que há alunos que entregam para avaliação trabalhos que efectivamente não fizeram (nem sequer, muitas vezes, leram apesar de se identificarem como seus autores) é a literacia do país que está em jogo e a própria formação de cidadãos que fica em perigo. Que saberes se adquirem desta forma? Que valores de responsabilidade, ética e respeito pelos outros transmite a escola que aceita e avalia trabalhos feitos desta forma?
Informação complementar em http://aeiou.expresso.pt/internet-jovens-confundem-pesquisa-com-plagio=f562506

Dia da Internet segura - 9 de Fevereiro


Geração móvel e desafios

Participa !

A Internet é hoje uma ferramenta ao alcance de todos, mas tem de ser usada com cuidado, com critério e, sobretudo, em segurança.
A escola é um dos contextos em que a Internet é utilizada, com os mais objectivos, quer na sala de aula, quer noutros espaços. Interessa que a escola esteja atenta à maneira como esse uso é feito e promova uma utilização adequada deste instrumento de conhecimento.

Através deste dia e das iniciativas à sua volta, vamos todos tomar consciência desta necessidade.

Informação complementar em http://www.internetsegura.pt/  e http://www.seguranet.pt/