terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Duas mortes culturalmente relevantes



Esta semana teve um início culturalmente marcado por dois desaparecimentos. O primeiro, no dia 11 de Janeiro, foi a morte do cineasta francês Éric Rohmer, o "cineasta da palavra" como se lhe chamou. Morreu com 89 anos, em Paris, ficando para a história do cinema como um dos principais nomes da nouvelle vague. Começou por colaborar com Jean-Luc Godard, mas depressa ganhou autonomia criativa e deixa-nos obras incontornáveis como O joelho de Claire, Seis contos morais, o impressionante A inglesa e o duque (pela reconstituição histórica dos cenários e das relações pessoais) e o mais recente Os amores de Astréa e Celadon (adaptação de uma obra literária com mais de dois séculos).



O segundo desaparecimento passaria mais despercebido nos meandros da cultura se não se tratasse da morte da mulher a quem devemos a divulgação dos escritos de Anne Frank. Miep Gies, funcionária de Otto Frank, pai de Anne, ajudou a família a esconder-se em Amsterdão durante a II Guerra e cuidou do seu abastecimento até que todos foram levados para um campo de concentração. Foi ela que descobriu o diário íntimo de Anne Frank e, no final da guerra, o devolveu a Otto Frank, garantindo assim a preservação de um dos testemunhos mais valiosos do sofrimento humano no século XX. Morreu hoje em Amsterdão, com 100 anos.

Podem encontrar aqui alguma informação sobre o trabalho cinematográfico de Éric Rohmer. E, já agora, a notícia da morte de Miep Gies aqui.

Concurso Nacional de Leitura - Fase local (Alcains) - Ensino Secundário

Concorrentes apurados para a fase distrital: 
1. Cláudia Barroso, 11º C, nº 6     - 100 pontos
2. Marina Caldeira, 11º B, nº 19   - 100 pontos
3. Paula Pires, 11º B, nº 19           - 100 pontos



Concurso Nacional de Leitura - Fase local (Alcains) - 3º ciclo


Concorrentes apurados para a fase distrital:

1. Diogo Moreno, 8º A, nº 10  - 93 pontos
2. Luís Duarte, 9ºA, nº 17        - 93 pontos
3. David Ferrero, 8ºC, nº3       - 79 pontos