segunda-feira, 16 de março de 2009

PROJECTO ESCRITA CRIATIVA

De entre outras funções da escrita, realçamos, neste projecto, a função de escrever para criar, tentando desenvolver, nos alunos, uma relação positiva com a escrita.É tarefa da escola tornar os alunos capazes de criar textos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade.
Assim, convictos da necessidade de contribuir para a educação e formação harmoniosa dos alunos, pretendemos com este trabalho estimular o imaginário, as percepções e interpretações das crianças sobre o mundo que as rodeia, aprendendo a traduzir os seus pensamentos e opiniões e a descoberta de uma sensibilidade criativa, através da actividade lúdica da escrita.
Este projecto foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains, em dois momentos, envolvendo os alunos do 1º e 2º ciclos.

O 1º momento decorreu, durante o 1º período, com os alunos dos 3º, 4º e 5º anos. A actividade desenvolvida foi o "Jogo das Profissões/Escrita Lúdica". Os alunos participaram com muito entusiasmo, manifestando o desejo de repetir, pois a motivação pelo humor, levou os alunos a realizá-la com alegria...


O 2º momento decorreu, durante os meses de Fevereiro e Março, com a participação dos alunos dos 1º, 2º e 6º anos. Foram propostas duas actividades de escrita, adequadas aos diferentes níveis. No 1º ciclo, os alunos produziram uma poesia e os de 6º ano foram ao encontro do final de um texto apresentado. As actividades foram do agrado de todos, resultando em trabalhos bastante criativos...



Encontram-se, para votação, neste blog, os textos dos alunos do 6º ano.
Brevemente introduziremos a aplicação da sondagem.
Professoras: Teresa Henriques e Margarida Santos

PROPOSTA: Escrita Criativa 6º Ano EB II de Alcains

À PROCURA DO FINAL

Era uma vez uma menina chamada Lara. Mas esta menina não era como as outras.
Enquanto elas brincavam com as borboletas de todas as cores, a Lara ficava a olhar de longe.
Um dia, tentou aproximar-se de uma borboleta mas ela fugiu.
- Ninguém quer ser minha amiga! - disse a Lara a chorar.
Então, correu para a floresta porque não queria ver ninguém.
A noite chegou mas ela tinha corrido tanto que não encontrava o caminho de volta. De repente, lá ao fundo, avistou uma luz estranha. Intrigada…_____________________________________________
6ºA - Salvador Nuno A. Duarte

Intrigada, aproximou-se sigilosamente, surpreendida por tão estranha aparição e, de olhos semicerrados, fitou a luz, incrédula. À sua frente agigantava-se um esplenderoso país, de criaturas aladas e resplandecentes. Na verdade, eram maravilhosas borboletas gigantes que dançavam e cantavam levianamente, envoltas na maior harmonia possível.
Lara abriu a boca de espanto e beliscou-se -estaria a imaginar coisas?! Mas não, a visão maravilhosa continuou, mais nítida do que nunca. Lara acocorou-se perto de uma das borboletas e esta olhou-a, altivamente.
_Que fazes tu aqui, bonita Humana?
Lara admirou-se por a ouvir falar e, muito timidamente, respondeu:
_Estou perdida, cara borboleta. tenho fome e frio e não sei o caminho de volta para minha casa... Ajuda-me, por favor!
A borboleta sorriu-lhe e envolveu-a com as suas delicadas asas maravilhosas, cobertas de um leve aroma a agulhas de pinheiro, cobertos pelo orvalho matinal.
Lara acordou, com os olhos ofuscados por uma luz cor-de-rosa e viu, para seu enorme espanto, que repousava calmamente, na sua fofa cama quentinha. Ela suspirou profundamente:
_Foi só um sonho!
Mas, de soslaio, uma folha de papel encantado poisou-se-lhe no rosto e ela abriu-o, inquirindo-se de que se trataria. A letras delicadas, lia-se:" Serei tua amiga para sempre!"E disposto no canto inferior da folha, o símbolo de uma borboleta, tinha sido desenhado, debilmente...

6º B- Raquel Alexandre R. Martins

Intrigada foi ver do que se tratava. Eram muitos pirilampos, muitos, muitos, muitos... que, por mais estranho que pareça lhe disseram:
_Olá, Lara!
Lara ficou muito surpreendida por ver pirilampos faladores e, muito mais, por saberem o seu nome!
_ Como sabem o meu nome?
_ Nós temos andado a acompanhar-te, por isso o sabemos. Queres ser nossa amiga? Nós podemos emprestar-te a nossa casa, mas com a condição de cozinhares para nós e fazeres umas limpezas...
Lara aceitou as propostas dos pirilampos e seguiu-os até à sua casa.
Quando entrou, qual foi o seu espanto!? A casa estava toda desarrumada. Resolveu meter mãos à obra e deixou tudo limpinho. Em seguida preparou o jantar para os seus novos amigos pirilampos.
Passados alguns dias começou a ter muitas saudades de sua casa e da sua família. Perguntou, então, aos seus amigos se sabiam o caminho e se a podiam levar de volta à família. Eles concordaram, agradeceram-lhe pela ajuda e contaram-lhe um segredo:
_ Sabes, as borboletas têm de ser acarinhadas para se poder brincar com elas!
Em seguida, ensinaram-lhe o caminho de volta e Lara, muitop feliz, passou a tratar melhor as borboletas e fez as pazes com as suas amigas.
6º C - Diogo Martins
Intrigada foi ver o que era. De repente, ouviu um estranho latido. Eram os lobos. Estavam a chegar, cada vez mais depressa. Lara já estava muito cansada. Os lobos chegaram e queriam comê-la quando, como que por magia, apareceu uma borboleta verde, florescente, muito grande, que pegou nela e levou-a para o mundo das borboletas.
Quando lá chegaram, Lara nem queria acreditar no que via, pois era um país feito de ouro!
Assim que meteu os pés no chão, começou logo a querer tirar o ouro, pois Lara era pobre. Então chegaram os soldados borboleta que disseram:
- Vais presa e a julgamento, pois não se pode tirar o ouro do nosso país.
Lara foi presa numa cela, que também era de ouro. Como iria sair dali?!...
Foi então que se abriu um buraco no chão e surgiram duas borboletas mineiras. A menina, de um salto, foi para dentro do buraco que iria dar à liberdade, pensava ela…
Quando saiu do buraco ouviu o seu estômago fazer um estranho ruído… estava cheia de fome. Foi a uma taberna, só que o comer das borboletas era: sumo de ouro, arroz de ouro, etc… Lara foi-se logo embora dali e começou outra vez a chorar:
- Quero ir para casa!
Foi então que a mesma borboleta, grande e de cor verde florescente, apareceu e lhe disse:
- Se queres voltar para casa tens de conseguir montar-me, ok.
- Ok. – disse Lara.
Então, Lara tentou subir para cima da borboleta. Era muito difícil de montar, ela mexia-se e remexia-se até mais não. Lara, cansadíssima, disse:
- Eu desisto!
- Nunca desistas. – disse a borboleta.
- Tu nunca me conseguirias montar, pois, até agora, ninguém conseguiu. Mas vou levar-te a casa. – disse a borboleta.
Pegou em Lara e, em vez de pô-la na floresta, colocou-a em casa.
E assim acaba esta história.
6º D - Inês Vilela Bispo
Intrigada aproximou-se até chegar ao pé da luz. Atarantada, por ela ser tão forte, não conseguia abrir os olhos. A luz foi diminuindo de intensidade até desaparecer. Quando Lara abriu os olhos estranhou que uma luz tão forte tivesse desaparecido de repente.
Lara estava curiosa para saber que luz era aquela e decidiu ir à sua procura.
Andou, andou até que a luz surgiu novamente. Lara agarrou-a, não a deixou e correu para casa… Mas, lembrou-se que estava perdida.
Então, procurou um lugar seguro, abriu a sua mão e deixou sair a luzinha que, para seu espanto, era uma fada. A fada e Lara, depois de falarem, ficaram muito amigas. Foi a fada que a ajudou a voltar para casa e Lara agradeceu-lhe muito.
A fada, todos os dias, vai à casa de Lara para brincarem.
Agora, Lara já não anda triste por não ter amigos.

6º E - Ana Catarina A. Teixeira

Intrigada, pensou que fosse uma luz normal, mas foi lá ver o que era…
Então viu qualquer coisa a brilhar, cada vez mais perto, e assustou-se, porque era uma gata com os olhos a brilhar à noite.
Continuou, com muito medo e a chorar, até que apareceu uma senhora e ela pediu-lhe ajuda. Era uma fada que, com a sua varinha mágica, lhe indicou o caminho para casa.
Depois, ficou muito feliz e arrependeu-se de ter ido para a floresta.

1 comentário:

EM em Alcains disse...

Ainda não tinha tido tempo para vir ler os vossos textos... Mas soubera eu o que iria encontrar aqui e já cá teria vindo! ;) Fiquei completamente surpreendida com a beleza de todos eles.

Estão de parabéns: os alunos pela criatividade dos textos e os professores pela ideia de realizar esta brincadeira. Boa!