quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Autor do mês, Dezembro de 2009 - 1º e 2º ciclos

Isabel Alçada

Biografia (feita pela própria escritora, depois adaptada e aumentada)

Nasci em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950. Fui a primeira de três irmãs. Na
nossa família havia gente de todas as idades e convivíamos constantemente.
Estudei no Liceu Francês, onde me correu sempre tudo bem. Tinha amigos,
gostava dos professores e tinha boas notas. A disciplina preferida variava.
Só tenho boas recordações de férias. Íamos para a praia de São Martinho do
Porto com tios e primos. Divertíamo-nos imenso. Em Setembro instalávamo-nos
no Cartaxo e aí tínhamos muito contacto com animais. Adorávamos meter-nos
no galinheiro e perseguir a bicharada, recolher ovos do ninho e fugir dos gansos e dos adultos...
Mais tarde a família escolheu outro poiso para férias, a Praia das Maçãs. Como era uma zona
pacata, gozávamos de grande liberdade, podíamos andar de bicicleta pelo pinhal e fazer
escaladas na serra de Sintra. Organizávamos o percurso com antecedência, de preferência cheio
de obstáculos, para tornar mais emocionante a escalada até ao Castelo dos Mouros ou ao Palácio
da Pena. Não nos esquecíamos de levar um piquenique...
À medida que fomos crescendo, o grupo ia aumentando. Surgiram os primeiros namoros, alguns
por quinze dias, outros até ao fim do Verão. E tivemos as primeiras festas com dança. Para fazer
boa figura, treinava passos de rock na garagem com as minhas irmãs e os meus pais. Quase
todos os anos fazíamos uma pequena viagem pelo país ou então a Espanha.
Além do estudo, dedicava-me à ginástica desportiva e frequentava aulas de teatro. Representei
com bastante êxito numa peça de Gil Vicente. Não foi fácil escolher que curso queria tirar
porque gostava de todas as matérias. Quando acabei o liceu, inscrevi-me na Faculdade de Letras
de Lisboa e fiz o primeiro ano de um curso de Línguas. Como não gostei, mudei para Filosofia.
Casei no dia 30 de Maio. Tinha feito dezoito anos na véspera! Continuei a estudar e comecei a
trabalhar dando explicações de Português e Filosofia.
Depois arranjei o primeiro emprego fora de casa e, como trabalhava muitas horas por dia, só
podia estudar ao fim-de-semana. Nessa altura já tinha uma filha, a Vera, felizmente muito
sossegadinha. Acabei por escolher ser professora do 2.º ciclo.
Em 1976 conheci a Ana Maria Magalhães à porta da Escola Fernando Pessoa em Lisboa.
Começámos logo a preparar aulas em conjunto para os nossos alunos e dávamo-nos muito bem,
talvez por termos tido uma infância e uma juventude semelhantes.
Entretanto, a minha vida mudou muito. Fui estudar para a América, trabalhei como professora
na Escola Superior de Educação de Lisboa, coordenei o Plano Nacional de Leitura e agora aceitei
o grande desafio de ser Ministra da Educação. Divido-me em muitas actividades mas tento
nunca prejudicar a família. Faço questão de guardar muito tempo para estar com os meus netos.

Sem comentários: